A história da Strida

May 2, 2020

Recebo constantemente pedidos de ajuda para reparar Stridas antigas fabricadas no UK, por isso lembrei-me de escrever este artigo.

(artigo importado do blog minivelocentral.com)

É importante perceber que a Strida actual MK3 (Taiwan) não tem nada a ver com as anteriores (UK), excepto o design. A experiência, qualidade de condução, segurança também não. A diferença entre conduzir uma Strida MK1 e uma MK3 é abismal.

No forum da Strida Singapura encontrei bom material sobre isto.

O primeiro modelo MK1 foi desenhado por Mark Sanders em 1985 e fabricado no Reino Unido

  

Desenhos e modelo feitos por Mark nos anos 80.

A Dezeen tem no seu site uma entrevista feita a Mark em que este divulgou todos os desenhos que fez na altura - https://www.dezeen.com/2008/02/03/interview-strida-bike-designer-mark-sanders/

Baseou-se no carrinho de bebé Mclaren Baby Buggy

O pai do Mark a testar a Strida :)

Mark com o protótipo feito no Royal College of Art em Londres

MK1

MK2 (versão US)

Histórico de produção

MK1 - Reino Unido 1989-1992

MK2 - Reino Unido 1998-2000

MK2.5 - Reino Unido 2000-2002

O MK3 - Taiwan desde 2002

MK1

O guiador não dobrava; quadro em aluminio 5051 preto mate;

Vinha também com reflectores grandes nas rodas e à frente e atrás.

De uma maneira geral a MK1 e o MK2 têm o mesmo design mas são diferentes da MK3(e baixo) na inclinação do avanço de guiador. A cor também era única MK1 preto mate e MK2 cinza. A MK3 actual é multi cor.

 

Têm também uma protecção que esconde o avanço e cablagem


 

 

esta peça é uma das mais requisitadas por se partir com o passar do tempo (danos, plástico ressequido etc.)

Mark Sanders tem publicado aqui os ficheiros para imprimir esta peça com uma impressora 3D e usando material robusto como Nylon. Entretanto já tenho isso guardado aqui na drive do blog 

 

O tubo de direcção e o guiador/avanço que fica escondido pela caixa

Prototipo da MK1

(Sem a caixa)

  

Diferenças no encaixe no pino frontal entre a MK1 e MK2

 

 

Guiador

Os guiadores da MK1 e MK2 não dobravam. As manetes da MK1 era totalmente de plástico. Em baixo a foto da MK2.5, um modelo muito igual à MK2 apenas com esta diferença e algumas peças melhores de alumínio.

 

MK1 e MK2

MK 2.5

Crankset

A caixa do crank é feita de alumínio e não de plástico como a MK3.

 


Selim da MK1

  

Curiosamente feito em Taiwan em 89

MK2


Esta MK2 é uma versão dos EUA e fabricada no Reino Unido entre 1998-2000, sendo portanto 11 anos mais velha do que a MK1.

  

Posto isto acho que já deu para entender que apesar de terem o mesmo desenho, são completamente diferentes em termos de peças, formato das mesmas e tipo de material.

Se tiveres uma Strida antiga e quiseres recuperar, pode ser uma tarefa quase impossível, mas ainda há muita coisa que se consegue fazer dependendo do problema. Envia-me uma mensagem

Conhece a colecção actual Strida aqui: bklisboa.pt/strida

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