Vektron

Nov 3, 2018

A gama Vektron surgiu em 2016 como uma bicicleta revolucionária por ter um excelente motor Bosch integrado no quadro, ser tão ou mais confortável do que uma bicicleta de roda maior e boa capacidade de carga, sem perder todas as vantagens que uma dobrável oferece.

Em 2018 a Tern renovou a frota e influenciada pelo seu grande sucesso GSD, resedenhou o quadro e o suporte traseiro para que se tornasse uma espécie de mini GSD. Ou como a Tern costuma dizer, a Vektron agora tem GSDNA.

Essencialmente as grandes alterações foram o redesenhar do suporte traseiro, pequenos ajustes na geometria do quadro para melhor conforto na condução, a inclinação da bateria que a torna mais estável pelo baixo centro de gravidade e o motor Bosch passou a ser o Active Plus (na S10). O preço também baixou consideravelmente. (3.700€-S10 e 3300€ - Q9)



A primeira impressão é de uma bicicleta robusta e leve. Mas são 21.8kgs. Apesar disso, é aceitável subir escadas com ela, desde que se apoie o selim no ombro. De origem ela vem com o selim Porter em azul quem tem um formato ergonómico precisamente para pousar no ombro.


E por falar em selim, tal como na GSD, a Vektron vem com o espigão especial que retrai ficando 12cm mais curto.

Lembrando que o quadro tem por baixo um potente motor integrado Bosch Active Plus e ao contrário das não eléctricas, o espigão não chega ao chão. Quando dobrada, a bicicleta é suportada por esta peça que parece um descanso duplo, mas é fixo e muito robusto.



Outra forma de pousar a bicicleta quando dobrada é na vertical.

A Tern redesenhou o suporte traseiro (que era o Cargo rack, ainda incluído na Vektron P9 com motor Bafang e também vendido à parte), e agora é uma versão mini do suporte que vem na GSD, que tal como esta tem 4 pontos que permitem apoiar a bicicleta dobrada, na vertical.

Também é compatível com cadeiras Yepp de suporte e acessórios Klickfix como cestos.

Muito bem feito, fica bastante estável. Funciona um pouco melhor na Vektron do que na GSD (devido ao tamanho) Uma dica para a Tern é desenvolverem umas mini rodinhas discretas de topo para empurrar tipo trolley e venderem como extra.

Mas mesmo não tendo, as rodas como estão alinhadas permitem empurrar a Vektron usando o selim.



Aqui novamente destaque para o suporte traseiro, a maior característica visual que distingue a nova Vektron da anterior. Repara que tem 8 pontos de fixação (4 em cada lado), tubagem larga e robusta. É compativel com acessórios Klickfix, como os cestos traseiros e a Tern recomenda o transporte de uma criançam em cadeiras Yepp Maxi.

Outro detalhe é a bateria inclinada, mais fácil tirar. A bateria como sempre tem um canhão de segurança que impede o roubo. Vem com duas chaves.

A bateria de 400wh (há de 500wh, máximo disponível) pode ser recarregada sozinha ou na bicicleta usando a entrada disponível.

O tempo de carga é aproximadamente 3h e permite uma autonomia de 120kms... ahh grande treta... acredita, é verdade, não esquecer que estamos a falar de um motor de alta eficiência. Na pesada GSD a mesma bateria de 400wh dá cerca de 80kms (na prática e não no papel) Acredito que na prática a Vektron S10 dará para cerca de 100km. Mais do que o suficiente para o commute diário com muitas subidas ou aventuras de fim de semana. O carregador apesar de grande é leve, pode perfeitamente ir nos alforges tal como o carregador do computador. Outro aspecto importante é mesmo que na pior das hipóteses se fique sem bateria e não se tenha o carregador à mão, a Vektron é uma bicicleta normalíssima e leve dentro do segmento. Ao contrário da maioria que quando ficam sem carga por causa do peso e resistência do motor, obrigam a um grande esforço extra.


Transmissão

Um grupo Shimano Deore de 10v. Os mínimos dos mínimos para uma bicicleta deste valor que não deixa ninguém ficar mal. Com uma cassete de grande amplitude (11-36T) e pneus 20x2.15 não esgotas em descida e não ficas apeado em subida (testado com as minhas nada desportistas pernas)

Nesta dobrável pode fazer sentido, já na GSD sempre senti que o cubo fazia mais sentido. Não é por acaso que foi lançado um segundo modelo (GSD S00) com cubo Enviolo 380, (embora com 5kgs de diferença!) Não se pode ter tudo :)

A versão mais económica da Vektron com Bosch (Q9) tem um grupo Shimano Alivio de 9v

Rodas

Para além dos pneus largos Schwalbe Big Apple 20x2.15, antifuro e efeito balão, as rodas são compostas por aros de perfil alto e largo Kinetix Comp, raios de inox em preto e cubos Novatec de rolamentos selados. Claro que já andei a ver se havia espaço para os Super Moto X 20x2.40. Eventualmente sem guardalamas.


Cockpit


O computador de bordo Bosch Purion que apresenta informações básicas como o a velocidade, distância percorrida, kms e modos. Como curiosidade a Vektron japonesa tem o Intuvia que é mais completo e maior. Mas não tem este suporte traseiro e a bateria é de apenas 300Wh. O upgrade é possível, mas ganha-se muito pouco para o que se vai gastar.



O farol ultrapotente Valo 2, 150 lumens que gira num ângulo de 180º. É accionado no Purion.

Na traseira tem um Herrmans H-Trace

A Vektron em casa


Travões hidráulicos Magura MT4, potentes ainda mais em rodas de 20"

Manípulo de mudanças Shimano Deore e punhos ergonómicos Ergon.


Physis 3D e Andros

Já falei deles muitas vezes. O Physis 3D é o espigão sem soldas muito sólido que elimina as vibrações normais por causa da grande distância do guiador à roda. Acompanha quase todas as dobráveis da Tern. Fechar ou abrir este espigão dá gosto, tens a certeza que nunca te vai falhar, convido-te a veres aqui ao vivo. Esta versão acaba num T para levar o Andros. O Andros é outra peça muito boa também que permite girar o guiador em cerca de 270º (frente e trás) permitindo diminuir ou aumentar o espaço entre o guiador e selim sem ferramentas e seguro. Ou seja dá para toda a família.

Pedais

A Vektron S10 vem equipada com uns ultra-leves pedais da MKS, os UX-D Ezy, sendo que apenas o direito é removível que é o único lado com necessidade de diminuir largura quando dobrada.


O descanso robusto e discreto aguenta qualquer carga traseira (criança por ex.)

Sendo a empresa sediada em Taiwan, o dono é estudaniense, deixa ver: Asia, Europa e... América do Norte?



Ainda sobre a dobragem, um pormenor interessante. Uma chapa enorme para fazer contacto com o íman. A peça tem um rebordo para não deixar o íman sair em movimento. Se já o normal é bom, este então... o que se percebe, estamos a falar de aprox 22kgs se não levar carga.



Slot para o Tern Luggage Truss e poder assim levar vários acessórios como cestos/sacos à frente sem interferir com a direcção. Os buracos dos dois parafusos como sempre tapados por uma bonita chapa com uma andorinha (= Tern)



Guardalamas da SKS.



Uma bicicleta mesmo com muita pinta. O preto mate com alguns toques de azul, a largura dos pneus, o suporte traseiro, guiador, tudo bate certo em termos de design.Não só sou eu que penso assim, nestes últimos 2 dias já recebeu elogios de muitos curiosos.


Na estrada...

O meu commute diário (25kms casa-trabalhos) inclui sempre comboio. Com ou sem eléctrica. Eu sei que pode fazer confusão a alguns, mas o eléctrico não resolve o problema do trânsito na estrada.

Por isso privilegio sempre bicicletas compactas, igualmente úteis as compactas. Este blog não surgiu por acaso!


Vektron no comboio (Regional Lisboa - Tomar)

Não tive qualquer dificuldade em manobrar a Vektron como seria de esperar. E o peso 22kgs + 5kgs da mala "não é nada". Nunca tive muita necessidade de dobrar as bicicletas. Mas é bom ter essa opção. Um taxi, um autocarro, uma boleia de alguém, uma reunião no Porto e ter de ficar num hotel. Com a Vektron nunca fico descalço. Com qualquer uma outra sim. É muito bom sentir essa liberdade de opções.


Elevador

O suporte traseiro foi pensado para suportar a Vektron na vertical, mas estando dobrada. Não estando ela fica um pouco inclinada (2 dos pernes traseiros são um pouco maiores) Mas com a roda virada para dentro resolve bem. Ao contrários da maioria das bicicletas dobráveis e minivelos como a Veli, não consigo transportar a Vektron no "meu" elevador sem ser dobrada ou na vertical. Não esquecer que a distância entre eixos é considerável (vantagem para o conforto e estabilidade na condução) e se adicionarmos o suporte à frente ainda é pior.


 

Por falar em saco, a minha combinação preferida para a frente que anda sempre comigo é o Kanga rack + o saco/mochila Brn altamente impermeável com ganchos para suportes traseiros e numa cor cinza sóbria que combina com tudo. Quando aparece alguma bicicleta sem adaptador Klickfix, serve de mochila (alças guardadas num compartimento) e ponho o Kanga lá dentro.


Subidas

Ora aí está, aquilo para o qual as eléctricas foram inventadas. Supostamente.

A subida mais íngreme aqui da zona com cerca de 10%, Afonso III (Xabregas - Alto de São João)


Reparem que parei para tirar fotos a meio da subida e depois continuei sem reparar em que mudança ia. O motor Bosch Active Plus, ou qualquer outro modelo da Bosch, faz o trabalho e muito bem. Sem solavancos da maioria dos motores, suave e com relação directa com as mudanças vs inclinação do terreno. A diferença está no torque principalmente se fores mais pesado do que eu (não é dificil) e transportares carga como uma criança.


Vektron vs GSD

Apesar de servirem propósitos diferentes (dobráveis vs cargo bikes) a verdade é que é inevitável a comparação, não só pelo preço que é muito próximo (diferença de 900€ que nesta ordem de valores não é muita) como pela maneira que a marca encarou a nova Vektron. O suporte traseiro e os alforges Bucketload Pannier que são autênticas versões mini do que existe na GSD não apareceram por acaso.

O objectivo é claro, oferecer uma máquina idêntica que seja ainda mais compacta. A Vektron é a resposta para quem tem lances de escadas e não têm de transportar a família toda.


Com as rodas da frente alinhadas, a Vektron tem uma diferença de apenas 16cm no comprimento.


A bateria da Vektron está ainda mais inclinada, o suporte tem um comprimento útil de 40cm. O da GSD é 70cm, consegue levar duas cadeiras Yepp. O suporte da GSD faz parte do quadro, o da Vektron é sustentado em 8 pontos com parafusos.


Os aros da GSD são mais largos e os pneus Super Moto X também. 2.4" vs 2.15" da Vektron. Não senti necessidade de pneus mais largos na Vektron. São muito confortáveis e mais leves que os Super Moto X.


Bosch Performance na GSD vs Bosch Active Line Plus na Vektron. A principal diferença está no torque (+25%) e pesa mais 800g que o da Vektron.

Faz sentido numa bicicleta de carga. Na Vektron, priviligiou-se o peso.


Tabela comparativa dos dois motores


A Vektron tem mais 5 cm entre o espigão de selim e o guiador, ou seja mais espaço. Um dos segredos da GSD, para encurtar tamanho, foi diminuir esse espaço. Ou seja pessoas mais altas (1m90+) sentir-se-ão mais confortáveis na Vektron. Ambas têm o avanço regulável Andros que ajudam a flexibilizar este aspecto. O Andros tem um bom comprimento e gira em cerca de 270º. Ou seja para a frente ganhando espaço, para cima ganhando altura ou para trás encurtando espaço para pessoas com menos altura.



Visualmente a diferença de tamanhos não é significativa. Repara na grande distâncias entre eixos da Vektron. A estabilidade e conforto são incríveis.

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Características da Vektron S10

Quadro: Vektron G2 hidroformado aluminio 7005, com dobradiça OCL+

Garfo: Tars Tarsus, 6061-Al, hidroformado

Desviador traseiro: Shimano Deore

Número de mudanças: 10

Manípulos: Shimano Deore Shadow +, 10v

Travões hidráulicos Magura MT4

Corrente: FSA para Bosch

Cassete Shimano 11-36T, 10 spd

Pedais: MKS

Cabos e bichas: Jagwire LEX-SL

Guiador: Kinetix Comp

Avanço: Tern Andros, ajustável

Espigão de guiador: Physis 3D

Punhos: Ergon GP10

Aros: Kinetix Comp, para disco

Cubos Novatek rolamentos selados

Pneus: Schwalbe Big Apple, 55-406, antifuro e efeito suspensão

Selim: Tern Porter+

Espigão: Tern retráctil

Descanso robusto

Guarda-lamas SKS

Rack traseiro Atlas

Luzes dianteira VALO 2 150 lumens e traseira Herrmans H-Trace


Motor

Bosch Active Line PLUS, 36V / 250WBateria: Bosch 400 Wh

Display: Bosch Purion, 4 modos seleccionáveis

Assistência até 25 km/h (norma Europeia)


Peso: 21,8 kgAltura do ciclista: 147 - 195 cm

tamanho dobrada: 41 x 86 x 68 cm

10 anos de garantia - quadro, forqueta e espigão Physis

Preço 3.700€ (S10), 3.300€ (Q9)

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Porquê a S10 e não a Q9 ou P9?

São as 3 opções válidas. Tudo tem a ver com o teu orçamento. A S10 e a Q9 são muito próximas de características, mas o Bosch Active Plus da S10 tem mais 20% de força e o peso final da bicicleta é idêntico. As mudanças da Q9 contudo são suficientes. A P9 já está noutro campeonato, com um motor Bafang que não tem o mesmo comportamento e o quadro ainda é o antigo. Aconselho-te vivamente a equacionares apenas a S10 ou Q9, mas 400€ de diferença entre as duas, nesta ordem de valores não é muito. No entanto se a Q9 tivesse um preço igual ou inferior a 3mil, a conversa era outra.

Outro detalhe: não há concorrência no mercado. Não existe actualmente nenhuma dobrável com um motor central da Bosch.


Notas finais

A Vektron foi uma boa surpresa. Sempre olhei desconfiadamente para o preço, por ser muito próximo ao da GSD, mas vale cada cêntimo. Não esquecer que facilmente levas duas Vektron no porta-bagagens sem filmes. E outra coisa: uma das preocupações do pessoal é deixar o novo filho na rua. Com a Vektron esse problema desaparece.


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